Projeto: Meio Ambiente
– Reciclagem
PÚBLICO
ALVO: Alunos das Salas de Recursos
PERIODO:
1º Trimestre de 2014
JUSTIFICATIVA:
Devido à grande
quantidade de material reciclável que é desperdiçada, o projeto
busca não só a conscientização da importância da preservação
do planeta, mas da ação de cada um através do não-desperdício,
do reaproveitamento de matéria-prima e da reciclagem do lixo.
O projeto também
envolverá o processo de seleção e reciclagem de materiais
despertando nos envolvidos a geração de novos valores frente aos
problemas que nos cercam e assim colaborar para construção de uma
vida mais saudável e de um mundo melhor.
OBJETIVO GERAL:
•
Incentivar e
orientar sobre a importância da educação ambiental para o nosso
planeta, focando à problemática do lixo e à solução oferecida
pela reciclagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar aos alunos a problemática do lixo;
• Estimular a consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
• Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
• Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
• Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Apresentar aos alunos a problemática do lixo;
• Estimular a consciência ambiental ao ensinar aos alunos a importância da redução, da reutilização e da reciclagem;
• Ensinar o aluno a reaproveitar o lixo, a fim de que ele crie objetos úteis para o seu dia-a-dia;
• Ajudar os alunos a confeccionar alguns brinquedos ou jogos.
• Conscientizar-se da importância desse trabalho e utilizar os conhecimentos adquiridos para o bem estar de sua vida e do meio ambiente.
• Selecionar o lixo que pode ser
reciclado.
• Reciclar para evitar desperdício
e preservar o meio ambiente.
• Incentivar a criatividade para a
transformação do lixo em objetos úteis.
• Conscientizar sobre a diversidade
de materiais que podem ser reciclados.
• Apreciar e refletir sobre o
produto final.
• Desenvolver a coordenação
motora, coordenação viso-motora, percepção tátil, visual e
auditiva, através da confecção e utilização de jogos.
METODOLOGIA:
• Confecção de cartazes, com recortes de gravuras/objetos para divulgar os materiais que deverão ser separados;
• Montagem de um mural externo com objetos trazidos para a reciclagem (papel plástico, vidro e metal) contendo algumas informações a respeito do tempo de decomposição.
• Visita ao entorno com registros dos lixos encontrados e análise da realidade ambiental por meio de pesquisas de campo, entrevistas e coletas de dados.
• Elaborar uma lista com as crianças de algumas possíveis soluções que podem ajudar a amenizar o problema á respeito do lixo;
• Mostrar e confeccionar junto às crianças brinquedos e objetos que podem ser feitos com materiais recicláveis, utilizando revistas, livros sobre o assunto e/ou os próprios objetos.
• Confeccionar e Distribuir latas de lixo pela escola para coleta seletiva orientando os alunos a jogar lixo observando as cores dos latões de acordo com o material:
•
Oficina de
Papietagem (se possível juntar as salas de recursos mais próximas).
•
visita à
UNICEJ(Reciclagem com garrafas pet), Visita em Fatima – Vantuíu
(confecção de flores com garrafa pet)
•
vídeos (
…)
•
Filmes,
•
Músicas.
•
jogos
pedagógicos e softwares.
•
Rodas de
conversa,
•
Atividades
pedagógicas diversificadas (caça palavras, cruzadinhas, texto
fatiado, )
•
confecção
de fantoches
AVALIAÇÃO:
Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Acontecerá de forma processual, diagnóstica e acontecerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Quando necessárias às atividades serão reformuladas para que os objetivos traçados possam ser alcançados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário