sábado, 17 de agosto de 2013

Conversando com os professores sobre a Comunicação Aumentativa Alternativa - CAA

O que é comunicação alternativa?

Muitas crianças apresentam dificuldades para falar ou escrever. Crianças com paralisia cerebral, deficiência mental, deficiência auditiva, crianças autistas ou com deficiências múltiplas vão precisar de uma outra forma de comunicação para que possam mostrar ao professor que conseguiram aprender, falar sobre suas dúvidas, desejos, sentimentos e brincadeiras com os amigos. Essa outra maneira de comunicação se chama comunicação alternativa.


O que fazer quando um aluno não é capaz de falar?

As crianças podem se comunicar de várias maneiras:
·         olhando;
·         apontando;
·         fazendo gestos;
·         emitindo sons;
·         respondendo afirmativamente ou negativamente as perguntas.

Precisamos descobrir junto com a criança qual a maneira mais fácil para ela.

Ex: O que você gostaria de fazer agora?

·         A criança pode responder apontando uma prancha de comunicação que deverá ser preparada especialmente para ela e que traga vocabulário do cotidiano da sala de aula.
                 Prancha construída com os símbolos PCS (Picture Symbols Communication) –Boardmaker
·         A criança pode responder olhando para a resposta e as alternativas de atividades poderão ser apresentadas em cartões com símbolos, objetos ou figuras.

·         A criança pode responder sinalizando com a cabeça o “sim” e o “não” ou fazendo um som como resposta afirmativa, enquanto você ou um colega passa o dedo sobre os símbolos da prancha de comunicação.

Sinalizando com a cabeça o “sim” e o “não” 

Fazendo um som para o “sim” ou para o “não”


·     A criança pode responder quando perguntada oralmente sinalizando o “sim” e o “não” da forma que ela já sabe fazer.


Ex: Vou falar para você três coisas que você pode escolher: a primeira é desenhar, a segunda é pintar e a terceira é ler. Agora vou perguntar: Você quer desenhar? Aguardar a resposta. Você quer pintar? Aguardar a resposta. Você quer ler? Aguardar a resposta.


Onde colocar as pranchas?

As pranchas podem estar na mesa da criança, na porta dos armários de tinta ou brinquedos ou na porta de saída da sala de aula.

Prancha construída com os símbolos PCS (Picture Symbols Communication) – Bordmaker 

Ex: Qual material você quer usar para fazer o seu trabalho?
Dica: Essa prancha pode estar colada na porta do armário de tintas.

Prancha construído com os símbolos PCS (Picture Symbols Communication) –Boardmaker

Ex: Onde você quer ir agora?

Dica: Essa prancha pode estar colada na porta de saída da sala de aula

Prancha construída com os símbolos PCS (Picture Symbols Communication) –Boardmaker


Nenhum comentário:

Postar um comentário